Módulo de Cor
A cor e seu uso. Descubra que é a cor, como funciona e como utilizá-la nas obras de arte.
|
Disco cromático: intensidade e tom. Suas principais classificações e combinaçõesCor: IntroduçãoNos séculos passados a cor representava um luxo. Hoje estamos inundados de uma cor fabricada; rodeados, imersos, nadando em mar de cores, e por isso mesmo, corre o perigo de perder a sua magia. Usar a cor no desenho e na pintura nos |
devolve a capacidade de captar a beleza e experimentar a fascinação quase hipnótica que em outros tempos teve para nós.
Os seres humanos têm colorido desde os tempos mais remotos, mas nunca como nos tempos atuais. Antigamente os objetos de cor pertenciam a algumas pessoas ricas, a cor não era comum ao resto das pessoas. As casas e mobílias eram feitas de materiais naturais, barro, madeira, pedra, e as roupas conservavam as cores da fibra original; um enfeite no chapéu, um detalhe colorido era para a maioria das pessoas um tesouro a proteger e cuidar.
Comparemos isso ao mundo fluorescente em que vivemos atualmente, onde quer que olhemos nos deparamos com as cores falsificadas pelo homem; publicidade, revistas, televisão e etc.Desta forma temos perdido grande parte do sentido da cor como uma experiência especial. Mesmo assim revelamos uma marcada preferência pela cor. Mas para que toda essa cor? No mundo dos animais, pássaros e plantas, a cor sempre teve um objetivo: "atrair, repelir, ocultar, comunicar, aromatizar ou mesmo assegurar a sobrevivência". E para os seres humanos a cor tem o objetivo e significado. Fica em nós alguma coisa referenciada ao uso da cor como restos de nossa herança biológica. Tem sentido a roupa que escolhemos para vestir em um determinado dia? Existe realmente a cor? Ou é somente o produto da luz?
Os cientistas nos explicam que a cor em si não existe. O que acontece é que quando a luz reage sobre um objeto, sua superfície absorve todas as longitudes de ondas do espectro lumínico, exceto aquele que ao se refletir nos nossos olhos e ser processada pelo nosso sistema visual produz a sensação mental que chamamos de cor, laranja por exemplo, não sabemos se a cor é a cor mesmo, só sabemos de uma coisa, que a quando o sol se põe a cor desaparece.
Lugar da cor no cérebro
- Cores intensas - Hemisfério Direito (Sistema Límbico)
- Hemisfério Esquerdo - nomeia e dá características às cores (vivo, intenso etc..)
- A modalidade esquerda é especialista em assinalar os passos para repor as cores.
- O Hemisfério Direito está especializado para percepção das relações entre cores, as sutis conexões entre uma cor e outra, todas as combinações das cores que equilibrem os opostos. Também percebe o desequilíbrio, a desunificação que falta em um sistema fechado.
Sobre a harmonia da cor
Depois de aprender a ver a cor como valor, o passo seguinte é aprender a ver a cor como cor. (Professor Dom Dome - Universidade da Califórnia)
Os conhecimentos elementares sobre cor:
3 características
- Cor: Nome da cor, atributo da modalidade I
- Valor: Determinada pela claridade ou escuridão
- Intensidade: Viveza ou leveza de uma cor em relação ao outro
Para equilibrar a cor, temos que:
- A cor tem sua cor complementar
- Para cada cor de uma determinada intensidade, existe a mesma cor de intensidade contrária (Matiz)
- Para cada cor de um valor determinado, existe a mesma cor de um valor contrário