Curso de Criatividade para Empresas
Oferece as Gerências de Recursos Humanos das Empresas um projeto diferente sobre criatividade.
|
Sobre o MóduloA Metodologia aplica exercícios específicos no estimulo ao desenvolvimento das capacidades visuais, espaciais e perceptivas, obtendo resultados surpreendentes. Coordenado pela artista plástica Lídia Peychaux, há mais de 16 anos vem aperfeiçoando uma metodologia específica do ensino sobre criatividade. A Metodologia aplica exercícios específicos no estimulo ao desenvolvimento das capacidades visuais, espaciais e perceptivas, respeitando |
sempre a capacidade criativa de cada um e obtendo resultados surpreendentes.
A explicação para os resultados positivos é tão simples quanto científica: na maioria dos indivíduos, um dos hemisférios cerebrais é predominante – o esquerdo, no caso das pessoas destras e o direito, no caso dos canhotos. Ao praticar exercícios que estimulam o hemisfério não predominante as pessoas ativam partes adormecidas de seus cérebros, elevando de modo considerável seus potenciais de criação.
O Método ou PPC (PROGRAMA DE PENSAMENTO CRIATIVO) usado pela OFICINA CRIATIVA desenvolve em forma mais ampla as habilidades ou potencialidades do cérebro direito fazendo emergir a capacidade criativa que existe dentro de cada um de nós, aprimorando o lado sensorial e a intuição para ver as coisas de maneira diferente, de uma forma criativa e global. Os exercícios trazem benefícios psicológicos a nível de segurança, auto-estima, desinibição, elementos fundamentais para superar as barreiras do dia a dia seja no campo pessoal, familiar, ou profissional.
Público Alvo
O PPC esta destinado á empresas, instituições organizações, universidades, área de recursos humanos,e profissionais liberais.
A Criatividade: o que é?
Despertar o interesse em conhecer o potencial criativo que existe em cada ser humano, acedendo desta forma a capacidades desconhecidas pela maioria das pessoas como: a intuição controlada por vontade consciente, a linguagem visual e a percepção (atendendo a descoberta mais recente de que três quartas partes de nosso cérebro é área de incumbência visual) introduzindo assim uma nova concepção de ver, de olhar o mundo de um ponto de vista diferente fator indispensável para alcançar o sucesso nos objetivos de vida intra e interpessoal
A exigência do mercado no sistema atual tem levado as empresas. Organizações e indivíduos em geral a enfrentar desafios inesperados para atingir seus objetivos descobrindo a necessidade de utilizar o pensamento criativo como ferramenta de sucesso. Nisto parece haver um consenso, porem a palavra criatividade abrange uma ampla gama de habilidades diferentes. Então quais são as habilidades criativas que interessam ao nosso objetivo?
O PPC foi criado com o objetivo de tratar especificamente das habilidades criativas necessárias á mudança de conceitos e percepções. Isto quer dizer que o efeito criativo pode ser gerado de forma espontânea induzido por estados de abertura mental mais o mesmo efeito pode ser produzido de forma confiável e sistemática pelo uso de ferramentas deliberadas. Concluímos então que a criatividade pode ser ensinada e aprendida desmistificando os que acreditam ser ela um dom de poucos.
O PPC mostra exatamente este perfil: o de instrumentar técnicas e recursos capazes de desenvolver esse potencial normal e característico da espécie humana,e que devidamente aplicado seja capaz de produzir mudanças em pro da realização e do sucesso.
Visão
As crescentes exigências da vida cotidiana, em um mundo cada vez mais competitivo nas diferentes áreas de atuação tanto profissional como pessoal, tem despertado a necessidade de desenvolver o pensamento criativo como um caminho para se encontrar maneiras novas e eficientes de atingirem objetivos, que permita chegar a um patamar de melhoria continua de vida.
Criatividade na Organização e Inovação Empresarial e Institucional
O trabalho em equipes multidisciplinares mostra-se mais eficientes que os sistemas de organização centrados na hierarquia, porque rompe com a rotina e os cenários muito segmentados pela especialização.
Quando usado como alternativa no seio da organização dês - burocratiza, dinamiza e flexibiliza o que é um passo para desenvolver soluções criativas e inovadoras, estimulando, provocando maiores desafios que os trabalhos regulares e acordando a criatividade em cada um de seus componentes.
Contribuição para a Competitividade e Otimização dos Resultados
O sistema econômico e social atual privilegia a constante criação de novos produtos e serviços no mais massificados, Neste sentido todos os segmentos as nova sociedade se direcionam para, exercendo um novo papel de agentes da inovação.
Nosso programa para o desenvolvimento da Criatividade passa a ser um diferencial que as empresas e organizações procuram no seu capital humano, já que ela não pode vir do computador o da maquina em termos gerais. Em sínteses destacamos três resultados importantes na aplicação da criatividade:
- Substitui recursos e queima etapas nos processos de otimização.
- Contribui para a competitividade.
- Sintoniza o individuo com a vanguarda.
Melhoria da Qualidade dos Relacionamentos Humanos
Gerenciar a criatividade põe em evidencia as barreiras normalmente criadas nos ambientes de trabalho, provenientes do cruzamento entre as personalidades humanas e as necessidades e rotinas da organização. O PPC prepara as pessoas para ter uma visão holística : a de entender que inovação promovida pelas mudanças e produzida pela criatividade só pode acontecer num sistema, pela transformação das pessoas que o compõem.
Liderança Criativa
Dirigentes e lideres que compreendem as necessidades da sua empresa de se articular pragmaticamente com as alterações rápidas de mercado, são os que os que aceitam, vivenciam, e promovem as mudanças. O PPC ensina aos lideres a serem criativos, e alem de estimular sua equipe, aprendem a dirigir melhor os processos de inovação atingindo plenamente os objetivos da organização.
Serviços: Treinamentos
O PPC: visa o aprendizado de técnicas de disciplina mental, para desenvolver o potencial criativo, destinado a gerar idéias produtivas através do pensamento lateral.
E ainda: combater bloqueios psicológicos, explorar rupturas, viagens da imaginação, associações não lógicas, alternativas não lógicas, ambiguidades, territórios desconhecidos, e desenvolver fluência imaginativa. Estes exercícios são aplicados nos casos onde se exige criatividade cotidiana, isto deve acontecer sem qualquer esforço formal ou deliberado.
E existe ainda criatividade específica. Quando é determinada por uma necessidade específica, neste caso, há um esforço formal e deliberado para se usar técnicas sistemáticas de pensamento lateral para gerar novas idéias.
- O Programa visa a realização de Oficinas com diferente duração variando desde 8h a 16h, segundo os objetivos.
- O conteúdo do Programa abrange parte teórica e prática e considera o Processo Criativo atendendo os pontos de vistas perceptual, subjetivo e as influencias culturais e ambientais.
Quem é? Lídia Peychaux.
Advogada, Artista Plástica, Diretora da Oficina Do Hemisfério Direito Do Cérebro Para a Criatividade, Professora do Instituto de Gerontologia da Faculdade Candido Mendes e da Universidade da Cidade.
Fez treinamentos nos cursos de Procedência & Propriedade e O Processo Criativo recomendados pelo University of the Arts London dirigidos pelo professor Charles Watson. Membro fundador e diretor do IDHI - Instituto para o Desenvolvimento Humano Integral e Instrutora do Núcleo da Mão Esquerda.
Tem ministrado palestras e realizado programas de desenvolvimento da Inteligência Emocional e Criatividade em diferentes Instituições como: BNDES, Ministério da Fazenda, Receita Federal, Clube de Engenharia, Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros IBEF) Pontifícia Universidade Católica (P.U.C), RJ Universidade Candido Mendes – Ipanema – Embratel – Sesc – Copacabana – Escola de Comunicação da UFRJ – I – II Congresso de Psicologia da UFRJ.