Você Conhece seu Cérebro?

O texto desta página foi extraído do livro "O PAÍS DO HEMISFÉRIO DIREITO" do capitulo "Encontro com o Mestre do País de LÁ".
...mas continuemos... Estou um pouco curioso para saber mais detalhes, acrescentei ... "Pergunte ... Pergunte" - falou - ele muito animado.

Me explique mais sobre o nosso cérebro; e esse famoso Hemisfério Direito, que parece ter chaves tão importantes para nossa evolução.

"Olha, falou ele, nosso cérebro é composto por duas metades, ou mais corretamente são dois Hemisférios : o Hemisfério Esquerdo e o Hemisfério Direito. O sistema nervoso humano está em comunicação com o cérebro mediante uma conexão cruzada, o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo e o hemisfério direito controla o lado esquerdo, assim como as mãos respondem ao uso invertido dos comandos cerebrais; a mão esquerda está conectada ao hemisfério direito e a mão direita está conectada ao hemisfério esquerdo. Ah! Aqui tem outra questão importante - falou - nos animais os hemisférios cerebrais são simétricos com relação às suas funções, porém nos seres humanos o funcionamento dos hemisférios cerebrais são assimétricos e o desenvolvimento deles está relacionado à exercitação da função de cada um."

E como podemos verificar esta assimetria ? Perguntei - ansioso.

"A forma mais simples e a predominância do uso da mão direita na maioria das pessoas."

Agora, poderia me explicar quais são essas funções? Perguntei-lhe.

"Tentarei fazer uma breve síntese", disse ele.

"A ciência foi descobrindo aos poucos através da observação em pacientes com lesões cerebrais, que uma lesão ocorrida no hemisfério esquerdo pode provocar perda da fala, e porquê? Porque ao que parece, a capacidade de falar, está localizada no hemisfério esquerdo e esta por sua vez está relacionada à capacidade de raciocínio, com o pensamento, e as atividades do tipo intelectual.
Por considerar estas atividades da maior importância, os cientistas do século passado chamaram a este hemisfério de DOMINANTE ou PRINCIPAL, e ao outro hemisfério cujas funções eram desconhecidas, foi chamado de hemisfério SECUNDÁRIO, por ser ele mudo, e ainda dominado pelo hemisfério esquerdo. (Claro, não se conheciam, então, os grandes poderes da fala silenciosa)" - acrescentou – o mestre sorridente. continua...

Sintetizando:

  • O cérebro humano está formado de duas metades, de aparência semelhante chamadas também pelo nome de hemisférios cerebrais. Elas estão conectadas entre si, unidos por feixe de filamentos nervosos denominado: "corpo caloso".
  • Os Hemisférios cerebrais chamam-se respectivamente Hemisfério Esquerdo e Hemisfério Direito.
  • O sistema nervoso humano está conectado com o cérebro mediante uma comunicação cruzada. De acordo com este critério, o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo, e o hemisfério direito controla o lado esquerdo. Em função deste cruzamento das vias nervosas, a mão esquerda está conectada ao hemisfério direito, e a mão esquerda ao hemisfério direito.
  • Os hemisférios são parecidos na forma externa, porém, possuem funções diferenciadas, o hemisfério esquerdo manifesta-se através do raciocínio e se expressa através da linguagem oral, e o hemisfério direito, o faz através da emoção e se expressa apenas através da linguagem visugem visual (imagem, desenho).
Interesse no assunto?

Faça um teste para ver em qual lado do seu cérebro é dominante, ou se o seu é um cérebro equilibrado.