Uma Mente Dois Cérebros

OS DOIS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS

Os dois hemisférios cerebrais humanos funcionam de modo diferente entre si. A Metodologia aplica exercícios específicos no estímulo ao desenvolvimento das capacidades Cerebrais: visuais, espaciais e perceptivas, obtendo resultados surpreendentes.

ENTENDENDO O CÉREBRO. BASE PARA A CRIATIVIDADE

Para entendermos o que é Criatividade, precisamos reconhecer e entender quais são as características da pessoa criativa, como se avalia um produto criativo, quais são as fases pelas quais a pessoa criativa passa para criar um produto criativo e quais as condições de ambiente que facilitam ou atrapalham tudo isso.

Parece haver mais concordância, por parte dos estudiosos, sobre como opera o processo.

Durante os últimos 16 anos tem se tratado de entender a origem do PROCCESO CRIATIVO, Idea Champions lhe tem perguntado a más de 10.000 pessoas exatamente esta mesma pergunta.. ¿De onde obtém as melhores idéias?

A resposta obtida tem sido uma supressa, especialmente considerando todo o tempo do dia que as pessoas estão no trabalho. O 97% tem manifestado: que tomando banho, antes de dormir, quando as pessoas não fazem nada , enquanto caminham, se comunicando, meditando, tomando vinho, analisando, nas férias entre outros e 3% apenas tem dito que tinham idéias mais criativas no trabalho.

¿Porque sucede isto? Porque temos más de um cérebro e o é o outro cérebro que se encarrega de gerar idéias criativas que não tem nada a ver com o trabalho.

Platón foi o primeiro em postular no Mundo ocidental a idéia de que existiam dois distintos aspetos na mente humana. A um de estes aspetos o chamou "Logistikon" a parte racional do ser humano.

No Mundo Ocidental, a maioria das pessoas não tinha idéia do que Platón queria dizer com sua teoria dos dois cérebros e basicamente a ignoraram por centos de anos. Por sua parte no Oriente, as pessoas entenderam os princípios do lado esquerdo direito do cérebro a sua própria maneira;

Depois chegou A era da Razão seguida da Era Científica e as pessoas começaram a ter curiosidade sobre o que fazia que as coisas funcionaram incluindo o cérebro.

No século 19 os científicos começaram a especular sobre isto, até que se deu conta de que o cérebro parecia estar composto por duas metades os "hemisférios," os quais possivelmente controlavam diferentes aspetos do organismo humano.

Com o passo do tempo, uma serie de teorias começaram se criar sobre os dois cérebros muitas das quais estavam dentro do que Platón tinha definido 2.000 anos antes.

Hoje é teoria aceita pela ciência que:

Os dois hemisférios cerebrais humanos funcionam de modo diferente entre si. A Dra. Katherine Benziger divide o grupo de estruturas de neurônios, conhecido pelo nome de córtex, em quatro áreas altamente especializadas. Cada uma tem uma maneira de perceber, selecionar e processar as informações necessárias unicamente para cumprir sua tarefa específica, veja a seguir!
  • Lobo posterior esquerdo: Especializado em desenvolver seqüências e processos etapa por etapa. É o especialista das rotinas. Sempre que fazemos uma tarefa seqüenciada é esta a parte que domina, por exemplo, ao fazer uma conta com muitos números, fabricar objetos ou prestar serviços. Também é a parte que rotula e guarda as palavras. O meio cientifico e industrial o explora ao máximo para produzir alimentos, casas, roupa e tudo que se relaciona a processos automatizados. As pessoas que têm esta área como líder, são detalhistas, organizadas, preferem os procedimentos sujeitos a regras bem definidas e são grandes produtores de bens ou serviços.
  • Lobo posterior direito: É o especialista em perceber as relações harmônicas do mundo ao redor. Isto é, percebe através dos sentidos as partes do mundo cujos dados são úteis para chegar à harmonia e criá-la quando não existe. São as pessoas que, ao receber uma mensagem, percebem com maior facilidade o tom e os gestos do que as palavras que estão escutando. Esta área lidera as pessoas solidárias, que criam laços de boa vontade, lealdade e confiança com sua família, seu grupo de amigos, seus companheiros de trabalho e a sociedade em geral. São pessoas sensíveis e com alta noção de pertencer a um grupo.
  • Lobo frontal direito: Percebe padrões e relações abstratas. Por exemplo, ao ver um rosto, é a parte que desenha a caricatura. E também é o grande especialista em detectar as "tendências". Percebe mudanças e usa a imaginação para criar novas respostas, produtos, serviços ou estratégias. Também é o responsável por gestos e a linguagem corporal. Portanto, as pessoas que têm esta parte como líder, gesticulam e precisam mover seu corpo quando estão falando. São pessoas sensíveis, criativas, visionárias e inovadoras.
  • Lobo frontal esquerdo: Tem maior habilidade para a análise lógica e é eficaz quando se trata de calcular, avaliar e diagnosticar porque "vê" a estrutura. Isto é, é a parte que sustenta, estimula ou impede alguma coisa. Portanto, sabe focalizar as metas e avaliar os resultados de uma ação. São as pessoas que preferem falar apenas para comunicar alguma coisa: uma ordem, uma conclusão ou a pergunta exata. As pessoas que têm esta área como líder, não hesitam em tomar as decisões necessárias. São lógicas, dirigentes natos, sabem negociar e debater.

Todos nós temos um cérebro completo, isto é, utilizamos todas as nossas habilidades mentais. Mas - e este é o grande avanço da ciência, segundo a Dra. Benziger – cada pessoa tem uma área de seu cérebro que domina as outras três. "A natureza dos químicos (os neurotransmissores) nos indica que há uma área do cérebro que é mais eficiente, pois cada pessoa consome apenas 1% do oxigênio, a energia, quando utiliza sua área eficiente", afirma a Dra. Benziger. Como você pode saber qual é a área líder do seu cérebro? Para a Dra. Benziger a resposta é muito simples: "ao usar suas habilidades ou preferências mentais você sorri porque está fazendo algo que lhe diverte e de que você gosta. É porque está trabalhando ou atuando de uma maneira que o faz profundamente feliz".

  • Seu cérebro lhe envia constantemente "sinais" de mal-estar ou bem-estar quando se trata de suas emoções, seus pensamentos, sua capacidade criativa ou de desenvolvimento em geral.
  • Cada uma dessas quatro áreas tem uma maneira de perceber, selecionar e processar as informações necessárias para cumprir unicamente sua tarefa específica..

Uso integral do cérebro

O ideal é que nos utilizemos de todo o potencial do cérebro, riquíssimo, surpreendente!

Quando levamos uma vida inteira exercitando quase que só as funções do hemisfério esquerdo, ou só o lado direito, ocorrem as doenças cerebrais degenerativas, tão temidas, como o mal de Alzheimer, por exemplo.

Necessitamos, portanto, estimular as diversas áreas do nosso cérebro, ajudando os neurônios a fazerem novas conexões, diversificando nossos campos de interesse, procurando nos conhecer melhor para agirmos com maior precisão e acerto.

Howard Gardner, o psicólogo americano criador da Teoria das Inteligências Múltiplas, identificou inicialmente sete tipos de inteligência no ser humano que são estimuladas e expressas de formas diferentes, de acordo com cada pessoa. São elas:

  • Verbal/Linguística;
  • Lógica/Matemática;
  • Musical; corporal/Cinestésica;
  • Visual/Espacial;
  • Interpessoal;
  • Intrapessoal.

Atualmente foi acrescentada a inteligência naturalista e a existencial, estando esta última ainda em estudo.

A Teoria das Múltiplas Inteligências deverá ser aplicada não apenas com os diversos indivíduos, para atingir cada pessoa, de acordo com o seu ponto de interesse, mas em nós mesmos, buscando desenvolver cada tipo de inteligência que trazemos em estado latente.

Foi desenvolvido nos Estados Unidos um sistema de avaliação das aptidões cerebrais dominantes, utilizado também por alguns escritores nacionais e que mostra com clareza quais as áreas do cérebro que damos maior preferência e, daí, é feito um perfil psicológico da pessoa, sua maneira de agir na vida, qual o lugar de sua preferência numa sala de aula, como melhor aprende, etc. A esse resultado, temos acrescentado outros elementos, dentro de uma visão holística do ser humano, que tem ajudado bastante as pessoas.

Conhecendo as áreas que são mais estimuladas, passa-se então a praticar uma série de exercícios para ativar as regiões menos utilizadas, de modo que, com o passar do tempo, nossa capacidade de agir como um ser humano integral estará bastante aprimorada.

Seremos lógicos e intuitivos, práticos e sonhadores, racionais e emotivos, seguiremos os padrões vigentes e utilizaremos a nossa criatividade, teremos "os pés no chão e a cabeça nas estrelas"... Seremos, enfim, do céu e da terra, captando todos os ensinamentos com facilidade, independente da faixa etária. Isto nos tornará muito mais capazes e autoconfiantes. Processamento Cerebral das Informações

Características Básicas do Hemisfério Direito:

  • Não verbal
  • Intuitivo
  • Percepção do espaço
  • Compreensão instantânea
  • Musical
  • Criativo
  • Simbólico

Características Básicas do Hemisfério Esquerdo:

  • Verbal
  • Analítico
  • Controle do tempo

Não é eficaz com os problemas espaciais, por isso tem dificuldades para desenvolver soluções criativas.

Visão Geral das Funções do Cérebro Humano

Conforme ao modo como nosso cérebro processa as informações podemos observar que se ambos hemisférios estão sendo treinados respeitando sua identidade funcional eles terminaram por criar uma unidade. Estamos falando então do equilibro cerebral tão almejado para atingir objetivos de realização humana. Treinar ambas mentes parece ser uma fonte segura de tornar-se mais criativo porem , mais o mesmo efeito pode ser produzido de forma mais confiável e sistemática , pelo uso de ferramentas deliberadas.

As ferramentas básicas do PPC programa de pensamento criativo tem esse objetivo: a necessidade de tornar consciente o processo criativo.