Desenvolvendo o Processo Criativo
O tempo contínuo de uma atividade de atenção e concentração pode produzir uma surpreendente produção, com aplicações extensivas a outras áreas de nossa vida. Esta experiência é Importante tanto para a atividade criativa como para a formação do próprio indivíduo.
Oficina de Desenho Avançado - Abordando todo o processo criativo (do objeto ao conceito)
O ambiente do curso convidando á reflexão acrescentam para esta finalidade.
Pesquisas sugerem que quando fracassamos nas tentativas de resolver problemas, não é porque eles não tenham solução mas sim por desistirmos prematuramente.
Todos temos um ponto a partir do qual paramos de trabalhar, um limiar que não costumamos ultrapassar. Às vezes, esse limiar se forma por cansaço, mas na maioria dos casos se dá por tédio, desânimo, incerteza, ou medo de errar, e assim desistimos, frustrados, ou com a sensação de que poderíamos ter ido além ou feito melhor.
Para cumprir o objetivo deste curso:
- Usamos o desenvolvimento da percepção na resolução de problemas visuais: aprendendo a ler, perceber e decodificar os problemas visuais abordando mais objetivamente um mundo que "não se entende" usando nossa visão costumeira.
- Desenvolvemos a capacidade de entender uma linguagem formal ( cor, linha, plano, texturas, dimensões etc) ou conceituais (idéias, intenções, linhas de raciocínio).
- Usamos o desenho como ferramenta como meio de construir idéias, e não apenas de expressão aprendendo sobre a flexibilidade e nos dando conta sobre as mudanças que o processo nos impulsiona.
- Entendendo uma linguagem contextualizada em situações visuais formadas pelo alfabeto formal (forma, cor, linha, plano, texturas, dimensões etc) ou conceituais (idéias, intenções, linhas de raciocínio).
- Aprendendo sobre nossos próprios limites para poder superá-los e aumentar nossa auto-estima no caminho da evolução como seres humanos
Programa do Curso
1ª PARTE
1 - O DESENHO DO OBJETO TAL COMO O VÊ NO MUNDO.
2 - O DESENHO DO OBJETO NO PROCESSO DO SAIR DO MUNDO (EXERCÍCIOS EM RELAÇÃO COM O TEMPO E O ESPAÇO; ANALISES E SÍNTESES DO DESENHO).
2ª PARTE
1 - CONHECENDO INTIMAMENTE O OBJETO A PARTIR DO SENTIR. ( PARA DESENVOLVER A PERCEPÇÃO) EXERCÍCIOS.
2 - FOCAR SEM FOCAR: DESENHO CEGO.
3 - SENTIR COM OS OLHOS E VER COM OS DEDOS.
3ª PARTE
1- O NOVO CONCEITO DA UNIDADE (CHEIOS E VAZIOS).
2 - A CONFIGURAÇÃO.
4ª PARTE
1 - A PERDA DO OBJETO PARA UMA NOVA CONFIGURAÇÃO (MUTILANDO O OBJETO).
2 - UM CAMINHO PARA O DESENHO NA COMPOSIÇÃO DE QUADROS. DESFRAGMENTAÇÃO.
5ª PARTE
1 - DESENHOS REBATIDOS. UM NOVO CONCEITO DE SIMETRIA.
2 - TRANSPASSANDO O OBJETO E ACHANDO O CONCEITO: A CRIATIVIDADE. MATRIZ (A) E (B). GESTALT - ANALOGIA E HUMOR.
6ª PARTE
1 - DESENHO CRIADO SEM SUPORTE - A GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS.
7ª PARTE
1 - DESCONSTRUÇÃO DO DESENHO E BIDIMENSÃO. ESTRATÉGIAS.
8ª PARTE
1 - ARTE CONCEITUAL.
O PPC esta destinado á empresas, instituições organizações, universidades, área de recursos humanos,e profissionais liberais
Carga Horária
3 horas de aulas - 5 semanas.
Inscrições e Informações:
Lidia Peychaux - Diretora da do Hemisfério Direito do cérebro.
Para mais informações:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.